Esse é um tipo de seguro que ninguém almeja precisar, já que apenas após algum acidente é possível acioná-lo. Então, um requisito muito importante para que uma pessoa consiga solicitar o Seguro DPVAT, é que se tenha sofrido algum acidente. Seja ele de carro, moto, ou qualquer forma de transporte, todos esses meios de transporte tem a chance de pedir um valor para indenizar sua causa. No entanto, caso o acidente ocorrido não tenha deixado nenhum dano ou sequela às vítimas envolvidas, não é possível pedir pela indenização do DPVAT.
Desse modo, podemos dizer que o seguro paga todas as pessoas que se machucaram durante um acidente de trânsito em qualquer via de território brasileiro. Então, se você ou alguém que você conhece sofreu um acidente e se machucou, saiba que se pode solicitar o DPVAT para receber um valor em dinheiro como forma de indenização. Assim como a grande maioria de benefícios repassados pelo Governo Federal, o DPVAT também é um encargo que fica por parte da Caixa Econômica pagar. Se você ler o artigo até o fim vai entender melhor como se aplica cada detalhe do benefício:
Sobretudo, não há uma regra específica de trânsito para aplicar quem tem direito ou não de pedir a indenização. Logo, todas as pessoas que sofrerem um acidente dentro de uma via nacional, mesmo sendo o culpado de ocasionar ele ou não, tem direito de receber o DPVAT. Além disso, também não há um limite de acidentados que podem ser indenizados. Ou seja, mesmo que em um só acidente diversas pessoas tenham se machucado, todas elas tem direito de receber a indenização.
A solicitação do seguro deve ocorrer de modo particular, cada acidentado cuida de sua requisição. Vale ressaltar que para caso de óbito durante o acidente em vias nacionais, a família da vítima tem direito de receber o seguro DPVAT. Então se alguma pessoa morrer no momento do acidente ou ainda depois por sequelas do acidente, a família tem direito em requisitar o valor pela indenização.
A princípio, o valor do seguro DPVAT era uma tarifa inclusa no pagamento do IPVA que grande parte do brasileiros realizavam. No entanto, essa taxa foi retirada do valor total do IPVA desde o ano de 2021. Contudo, mesmo não precisando pagar pelo valor do seguro, as pessoas ainda têm direito de requisitar o valor pela indenização do governo. Desse modo, o DPVAT permanece ativo e liberado para solicitação. Quanto aos próximos anos, pode ser que ele volte a ser incluso nas taxas de IPVA, mas não há nada firmado ainda.
Em suma, são 3 diferentes tipos de indenização que estão disponíveis para que as pessoas solicitem. Sendo elas:
Uma vantagem do Seguro DPVAT é que ele pode ser solicitado apenas com celular de onde a pessoa estiver. Então para requisitar online sua indenização por acidentes, basta que entre no site oficial da Caixa ou ainda no aplicativo pela loja de apps do seu aparelho celular, seja iOs ou Android.
Além disso, também é possível comparecer de forma presencial a uma agência próxima para requisitar o DPVAT. Sobretudo, em ambos os caso se pede que a pessoa leve em mãos alguns documentos básicos para comprovar sua identidade e ainda para comprovar o ocorrido do acidente.