Sobretudo, grande parte dos brasileiros já ouviram falar no dinheiro esquecido. No gera, trata-se de um valor liberado pelo Banco Central por meio do Sistema de Valores a Receber. Sendo assim, milhares de pessoas tem direito a fazer o resgate de valores deixados em contas junto a instituições financeiras.
Por isso, caso no passado tenha tido uma conta bancária encerrada com saldo disponível, saiba que tem direito a fazer a retirada do dinheiro esquecido. Contudo, pouca gente sabe como pode consultar e solicitar o resgate do dinheiro esquecido pelo Sistema de Valores a Receber. Então, a seguir vamos te mostrar tudo sobre o assunto para que consiga tirar as suas principais dúvidas. Acompanhe e saiba mais:
Antes de mais nada, vale esclarecer que o Sistema de Valores a Receber, conhecido como dinheiro esquecido, trata-se de uma medida aprovada pelo Banco Central. Por meio dele todo cidadão que tenha contas bancárias encerradas com saldo disponível tem direito a fazer o saque dos valores com as devidas correções.
Para que saiba se tem direito ou não a receber os valores do Dinheiro Esquecido, o BC criou o Sistema de Valores a Receber, onde pode fazer uma consulta online. Saiba que a consulta online está disponível para pessoas físicas e jurídicas. Além disso, todo o processo de consulta pode ser feito online, gratuitamente e sem burocracia para que saiba se pode ou não fazer o saque do Dinheiro Esquecido liberado pelo Banco Central do Brasil.
Existem algumas regras que vai precisar cumprir para que consiga fazer a retirada do saldo junto ao Sistema de Valores a Receber. Saiba que o dinheiro esquecido está disponível para todos os cidadãos brasileiros e naturalizados. Além disso, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazer a contratação da linha de crédito.
No entanto, o cidadão que tenha realizado o pagamento de tarifas indevidas para bancos e financeiras também tem direito a fazer o resgate dos valores. Portanto, se atende a uma dessas regras tem direito a receber os valores. Contudo, indicamos que faça a sua consulta online no Banco Central para que tenha certeza que possui saldo disponível e solicite o resgate dos valores.