Basicamente, pouca gente conhece sobre o programa Tarifa Social. Sendo assim, vale deixar claro que trata-se de um programa que permite que o cidadão tenha descontos na conta de luz. Vale ressaltar que os descontos podem chegar até 65% do valor original. Sobretudo, economizar na conta de energia elétrica trata-se de uma das preocupações mais comuns entre os brasileiros.
Contudo, essa preocupação se torna ainda maior para as pessoas com baixa renda. Dessa forma, o programa Tarifa Social tem como objetivo ajudar todas as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Veja a seguir tudo sobre esse programa e como pode obter os descontos na sua conta de luz:
Antes de mais nada, saiba que o programa Tarifa Social de energia elétrica trata-se de uma política pública destinado para famílias de baixa renda. Sendo assim, ele tem como principal objetivo garantir descontos na conta de luz. Dessa forma, as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade podem ter economia na conta mensal. Além disso, alguns consumidores podem obter até mesmo isenção total da conta de luz por meio da Tarifa Social.
De acordo com o Governo Federal, o programa Tarifa Social tem como objetivo garantir que toda a população tenha acesso a energia elétrica e capacidade financeira. Vale deixar claro que o desconto do programa pode variar de acordo com o consumo de energia. Nesse sentido, quanto menor for o consumo na conta de luz, maior vai ser o desconto do Tarifa Social.
Saiba de acordo com a regulamentação da Lei n° 14.203/2021 e o protocolo entre ANEEl e o Ministério da Cidadania, o desconto do Tarifa Social é concedido de forma automática. Dessa forma, todas as distribuidoras que usam o CPF, NIS, BPCF e CadÚnico para identificar as moradias, podem ter acesso aos descontos por meio do programa Tarifa Social.
Sendo assim, para garantir que o desconto seja aplicado da maneira correta, indicamos que verifique o endereço e demais informações no CadÚnico. Mas, caso tenha algum tipo de dúvida, saiba que deve entrar no portal Gov.br ou ir até a prefeitura da cidade onde mora para obter mais informações.
No geral, assim como falamos antes, o desconto por meio do programa pode variar de acordo com o consumo. Vale lembrar que os descontos podem chegar até 65% do valor original da dívida. Contudo, existem algumas pessoas que podem obter até mesmo isenção da conta de luz. Por isso, não deixe de economizar energia e ficar atento ao consumo par que tenha um bom desconto na sua conta.
Enfim, essa pode ser a sua chance de economizar na conta de luz elétrica de modo simples e fácil. Por isso, não deixe de seguir nosso passo a passo para que obtenha os descontos o quanto antes. Desejamos que tenha uma boa sorte e até mais!